Parque Natural do Caraça


Atenção: Locais informados no mapa possuem localização aproximada
Ir para o Parque Natural do Caraça é uma verdadeira terapia. O local está localizado no município de Catas Altas, no estado de Minas Gerais, e é considerado um santuário ecológico, que compreende o complexo arquitetônico de inestimável valor histórico-cultural: o Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens e o antigo colégio setecentista, por onde passaram personalidades importantes da História do Brasil, como os presidentes da República Afonso Pena e Arthur Bernardes.

Cercado pela Serra do Caraça, o Parque oferece diversas atrações ligadas à natureza, como caminhadas e banhos em piscinas naturais. À noite, é comum encontrar com o lobo-guará, que está parcialmente domesticado pelos padres do santuário. Dizem que a Serra lembra o rosto de um gigante deitado, daí a origem do nome Caraça (grande cara). Para entrar no Parque é preciso pagar uma taxa.

O atual parque compreende uma área de 11.233 hectares onde convivem os ecossistemas da Mata Atlântica e do Cerrado, caracterizando-se como uma área de transição.
Veja também
  Ver locais para prática de esportes em: Parque Natural do Caraça

Acredita-se que o primeiro homem a chegar ao Caraça foi o Irmão Lourenço, no ano de 1770. Lá ele ergueu um altar, que nove anos depois se transformou na Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Esta foi a primeira igreja em estilo neogótico do Brasil. Após a sua morte, D. João VI ofereceu as terras do Caraça aos padres lazarista portugueses. São eles que fundaram o Colégio Caraça. A escola se caracterizou por sua seriedade e disciplina. Grande parte da elite intelectual do país passou pelo Colégio, inclusive cinco presidentes brasileiros. Em 1968 um incêndio pôs fim ao funcionamento do Colégio. Atualmente as ruínas do incêndio foram transformadas em pousada e centro cultural.
No verão a temperatura chega aos 25ºC, sendo a melhor estação para banhar-se nas cachoeiras e piscinas naturais. O inverno, entretanto, favorece a prática do trekking. As noites no Caraça são bastante frias.
O Parque possui uma vegetação muito peculiar. É um dos poucos lugares onde se encontra a vegetação de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Destacam-se as orquídeas nativas e algumas plantas carnívoras.
A Serra do Caraça é composta por montanhas e morros íngremes e picos que chegam a passar dos 2.000 m de altitude. Além das suas formações rochosas em ângulo agudo possui muitos cursos d'água. O Parque Natural de Caraça é composto pelos ecossistemas da Mata Atlântica e do Cerrado, caracterizando-se como uma área de transição.

A altitude varia entre os 720 e os 2.070 metros acima do nível do mar, com destaque para o Pico do Sol, considerado como ponto mais alto da região e da Serra do Espinhaço. O local também é apresenta uma das mais antigas superfície de aplainamento não fossilizado do país.
No Parque existe uma lanchonete e um refeitório, que atende tanto seus hóspedes quanto os turistas que vão passar apenas um dia no Parque. O destaque , sem dúvida, é a própria comida mineira.
O Parque oferece 48 apartamentos que incluem na diária café, almoço e jantar. As cidades de Barão dos Cocais e de Santa Bárbara ficam a 25 km do Parque e há boas opções de hospedagem.

A cidade de Catas Altas, Barão de Cocais e Santa Bárbara estão localizadas no entorno do parque e também oferecem boas opções de hospedagem.
A portaria do Parque fecha às 20 horas. Quem quer ficar hospedado no Parque deve fazer reserva com uma certa antecedência. Cuidado com os choques térmicos nas piscinas naturais e cachoeiras do Caraça. Suas águas são muito geladas. Molhe sempre os punhos e nuca antes de entrar.
  • Agasalho para noite
  • Boné
  • Cantil
  • Capa de chuva
  • Lanche
  • Lanterna
  • Máquina fotográfica
  • Mochila pequena
  • Protetor solar
  • Roupa para banho

  • Bem em frente do centro histórico de Catas Altas, seguindo o córrego maquiné, in
    Por: MARCOS LAMEGO DE CARVALHO | Nenhum comentário (0)
      0 votos
    Cascatinha
    A Cascatinha fica, aproximadamente, a dois quilômetros da Igreja do Parque e é u
    Por: WEBVENTURE | Nenhum comentário (0)
      0 votos
    Cascatona
    São seis quilômetros de caminhada até a Cascatona. Essa cachoeira tem 70 metros
    Por: WEBVENTURE | Nenhum comentário (0)
      0 votos
    Situada ao pé da serra do Caraça,na vertente leste da serra do Espinhaço, Catas
    Por: MARCOS LAMEGO DE CARVALHO | Nenhum comentário (0)
      0 votos
    Gruta do Centenário
    Essa gruta é considerada a maior do mundo de quartzito. São 3.400 m de galeria,
    Por: WEBVENTURE | Nenhum comentário (0)
      0 votos
    Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens
    A igreja foi concluída em 1779 em estilo barroco. Um ano depois foi substituída
    Por: WEBVENTURE | Nenhum comentário (0)
      0 votos

     

    Em busca de inspiração
    Eu estava terminando de escrever um livro e necessitava de um local aprazível pr
    Por: PAULO CÉZAR DA PAZ
    Caraça Show
    Fui ao Caraça algumas vezes e sempre me impressiona em alguma coisa. A hospedage
    Por: RODRIGO DE MORAIS HANRIOT